em casa

Paciente que descumpriu isolamento em Rosário do Sul tem prisão domiciliar decretada

18.398

Rosário do Sul segue com apenas um caso de coronavírus confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde. O paciente chegou a ficar internado no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora (HCNSA), mas teve alta e deveria seguir em isolamento domiciliar. Entretanto, o homem de 58 anos foi denunciado ao ser visto fora de casa. A prefeitura do município chegou a registrar boletim de ocorrência contra o homem. Após continuar descumprindo o isolamento, ele teve a prisão domiciliar decretada pela justiça.

Equipamento para desinfectar superfícies é desenvolvido por projeto da UFSM


A informação foi confirmada pela prefeitura de Rosário do Sul em atualização sobre os casos monitorados na cidade na noite do último sábado. No mesmo informe, o órgão divulgou que há dois casos em análise na cidade, além de 30 descartados.

O homem que é o único caso confirmado é residente de Lajeado, onde trabalha em um frigorífico que teve funcionários diagnosticados com a Covid-19. Trabalhadores dos grupos de risco - que é o caso deste paciente, hipertenso e diabético - foram, então, liberados do serviço. Ele chegou a procurar atendimento ainda em Lajeado quando apresentou sintomas como tosse, mas apenas recebeu medicação para tosse alérgica.

Santa Maria registra terceira menor temperatura do RS nesta segunda

Em seguida, ele foi para Rosário do Sul, onde tem uma casa e mora sozinho, e procurou atendimento no HCNSA. Lá, foi coletado o material e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-RS), que confirmou o diagnóstico de Covid-19. O homem ficou internado no hospital.

Após ter alta, ele assinou um termo de responsabilidade que prevê o isolamento em casa para evitar a transmissão de Covid-19. A prefeitura informou, contudo, que o homem foi visto em passeios pela cidade. O relato foi repassado a profissionais da secretaria de Saúde, que até o paciente e solicitaram que voltasse para casa. Após o homem retornar para a residência, os mesmos profissionais da secretaria foram até a Polícia Civil fazer o registro de ocorrência e também comunicaram a Promotoria de Justiça

Associação Colibri busca recursos para evitar dispensa de profissionais durante a pandemia

A secretaria rastreou outras nove pessoas que tiveram contato com o paciente. Elas também assinaram um termo de compromisso para permanecerem em isolamento por 14 dias. Todas estão sendo monitoradas diariamente e, se apresentarem algum sintoma, passarão por exames. A pasta também contatou as Secretarias de Saúde dos municípios pelos quais o ônibus em que o paciente estava passou. 

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Compra de peças para veículos da prefeitura será investigada por CPI

Próximo

Teatro Serelepe se apresenta em Rosário do Sul

rosário do sul